ÁREA CIENTÍFICA TEC
PERIODICIDADE Semestral
SEMESTRES 1º semestre
HORAS TOTAIS 140
HORAS DE CONTATO 60
TIPOLOGIA Teórico-Prática
ECTS 5


Resumo
Desenvolvimento de abordagens integradas à dimensão material, construtiva e técnica das formas e dos espaços arquitetónicos, partindo da análise de objetos em contextos tipológicos tradicionais. Consolidação de processos para a perceção de propriedades, potencialidades e limitações físicas das construções e dos materiais que as constituem. Levantamento e caracterização de materiais da arquitetura vernácula e dos sistemas construtivos associados: pedra; terra; madeira, entre outros.

Objetivos de Aprendizagem
Desenvolver o conhecimento sobre os principais materiais construtivos, das suas capacidades e potencialidades, entendendo o papel lógico que cada elemento desempenha na composição de uma construção. Desenvolver a sensibilidade dos estudantes para a interpretação das características dos materiais e dos processos construtivos tradicionais, entendendo-os não só como património histórico e anacrónico, mas principalmente por constituírem um saber acumulado que revela qualidades e potencialidades construtivas intrínsecas e potencialidades para a sua utilização atual. Dotar o estudante com informação teórica sobre materiais e técnicas construtivas, desenvolver a sua capacidade de análise e observação (nos seus diferentes níveis e escalas de abordagem) e simultaneamente apelar ao rigor das diversas representações escritas, orais e gráficas que irá produzir. Desenvolver no estudante o entendimento da lógica e da racionalidade subjacente à escolha de materiais e de técnicas construtivas.

Conteúdos Programáticos
A pedra: tipos, propriedades, patologias e tratamentos; as alvenarias de pedra na construção tradicional e na construção contemporânea. A madeira: tipos, propriedades, patologias e tratamentos; os elementos executados em madeira na construção tradicional e na construção contemporânea. A terra: diferentes técnicas construtivas; a terra na construção tradicional e na construção contemporânea. Os cerâmicos: composição, propriedades e classificação das argilas; os diferentes processos construtivos e aplicações. O ferro / aço: propriedades e aplicação em estruturas, caixilharias e revestimentos. O alumínio / cobre / zinco: propriedades e aplicação em estruturas, caixilharias e revestimentos. O vidro: composição, propriedades e classificação; os diferentes tipos de utilização em vãos, coberturas e revestimentos. O betão: composição, propriedades e aplicações na construção.

Metodologia de Ensino
Apresentação de módulos teóricos estabelecidos nos conteúdos programáticos. Nas aulas é disponibilizada aos estudantes informação teórica/técnica que contribui para identificar e entender características dos materiais e dos processos construtivos mais relevantes, analisando simultaneamente exemplos de construção tradicional e contemporânea. São desenvolvidos exercícios individuais que permitam potenciar a sua compreensão e fomentar a sua aplicação prática.

Método de Avaliação
O docente afere, aula a aula, o envolvimento e compromisso do estudante para com a UC, verificando a progressão da aprendizagem e os níveis de aquisição de conhecimentos que os estudantes revelam na explanação, individual ou em conjunto, de problemáticas em discussão. A prossecução da avaliação implica o desenvolvimento e entrega de um trabalho prático de investigação documental, para além da realização de um teste escrito para aferição de conhecimentos. Cada momento de avaliação é acompanhado por um enunciado que enquadra as questões e o âmbito das problemáticas a dar resposta pelos estudantes.

Bibliografia

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