Projetos de Investigação Premiados

Creative Europe – 522550-CU–1–2012–1-PT-CULTURE-VOL121 | Projeto Europeu “VerSus – Lessons from Vernacular Heritage to Sustainable Architecture” (2012–2014) – 3 prémios.

  • O projeto VerSus é distinguido, pela Comissão Europeia, como caso de referência europeu devido ao seu impacto, à sua contribuição para a formulação de políticas, aos seus resultados inovadores, à sua abordagem criativa e ao facto de poder representar fonte de inspiração para outros projetos (https://damg.upt.pt/versus/ (2017)
  • O projeto VerSus recebe o European Award for Architectural Heritage Intervention (AADIPA), na categoria D (2017);
  • O projeto VerSus é distinguido como projeto de referência pelo Conselho Consultivo do ICOMOS, International Council of Monuments and Sites (2018).

Docentes da ESG Premiados

2017 | DISTINÇÃO PELA COMISSÃO EUROPEIA
A Professora Doutora Mariana Correia, Project leader do Projeto "VerSus – Lessons from Vernacular Heritage to Sustainable Architecture”, é distinguida como coordenadora do Projeto Europeu VerSus.

2013 | DESERVING MENTION AWARD
Professor Especialista César Rouco vence o Prémio “Deserving Mention” pela Denver Architecture League, Estados Unidos da América.

2011–2012 | PRÉMIO IBÉRICO DE INVESTIGAÇÃO DE ARQUITECTURA TRADICIONAL
A Professora Doutora Mónica Alcindor vence a 1a Edição do “Prémio Ibérico de Investigação de Arquitectura Tradicional”, organizado pela Fundación Antonio Font de Bedoya, Fundación Cultural del Colegio de Arquitectos de Léon, e Fundação Convento da Orada, três fundações espanholas e portuguesa*s

Estudantes da ESG Premiados

2019 | CONCURSO DE IDEIAS “ILLUSTRA CIÊNCIA”
Categoria “Premio del Publico”
Em Prémio Internacional: Categoria “Premio del Publico” | Prémio Illustra Ciência: Larissa Fernandes, ganha prémio em 2019, com a sua obra “Sudán, o último rinoceronte macho”. O Prémio é organizado pelo Museo Nacional de Ciencias Naturales em Madrid. O trabalho da estudante foi selecionado entre 500 outros participantes, tendo estado patente numa exposição internacional organizada no Museu, em Madrid.

2019 | CONCURSO INTERNACIONAL “VII EDICIÓN PREMIOS GSD INNOVA”
3ª MENÇÃO HONROSA
Prémio Internacional: VII Edición Premios GSD Innova, Escola Superior Gallaecia e CEIP A Sangriña, Terceira Menção Honrosa na categoria Prémio de Inovação Educativa.

2019 | CONCURSO NACIONAL “PRÉMIO JOVEM ILUSTRADOR”
Categoria “Criatividade”
Prémio Nacional: Categoria “Criatividade” do Prémio Jovem Ilustrador | Young Ilustrador Prize “Câmara Municipal de Amarante”: Reyes Rodríguez Enríquez, pela seleção do Comité de Especialistas da 2.a Bienal Internacional de Ilustração Solidária Ajudaris (BIISA).

2019 | CONCURSO DE IDEIAS “PRÉMIO ALTO MINHO STORYTELLING”
Categoria “Media Art”
Prémio Regional: Categoria Media Art no Prémio Alto Minho Storytelling – Novas Ideias, Novos Talentos: Reyes Rodríguez Enríquez e Bruno Pereira.

2019 | CONCURSO DE IDEIAS “UM PÁTIO CHEIO DE VIDA”
1º PRÉMIO, 2º PRÉMIO E MENÇÃO HONROSA
Em parceria com o CEIP – Centro de Educación Infantil Y Primaria A Sangriña da Guarda, os estudantes da Escola Superior Gallaecia, foram desafiados a participar num concurso de ideias, que permite a requalificação do espaço de recreio, da referida escola. O concurso levou o grupo responsável pela iniciativa PFPP – Projeto de Formação para Professores, a votar e galardoar 1º premiado, o grupo Raízes, tendo o 2º Premiado sido, o grupo Ritmos, seguindo com Menção Honrosa Dinossauros, Natureza, Mundo Marinho e Música.

2017 | CONCURSO ARCHMEDIUM – BSB
MENÇÃO HONROSA
Rebeca Rodríguez Domato recebeu a Menção Honrosa com o projeto SH_Social Housing – Sweet Home Laietana no concurso ARCHMedium – BSH, na qualidade de estudante da Unidade Curricular A47 Projeto -Coordenação Geral do 9o semestre do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, da Escola Superior Gallaecia.

2017 | CONCURSO ARCHMEDIUM – BSB
FINALISTA
Raquel González é finalista no concurso ARCHMedium – BSH, com a apresentação do projeto bsh (barrio) Laietana, na qualidade de estudante da Unidade Curricular A47 Projeto -Coordenação Geral do 9o semestre, do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior Gallaecia.

2015 | SANTOS DA CASA FAZEM MILAGRES
1º PRÉMIO
Fábio Cunha Alves, do 1º ano da Licenciatura em Design, ganhou o Prémio Santos da Casa não fazem Milagres’ como autor da obra submetida a concurso. Teve origem num desafio lançado, pela organização das Feiras Francas, aos estudantes de Design do 1º ano, sob a coordenação do Prof. Doutor Jorge Bacelar, para criação da Capa do Jornal.

2015 | CARTAZ DAS FESTAS DE PONTE DE LIMA
1º PRÉMIO
O Prémio de melhor cartaz para publicitar as Festas de Ponte de Lima 2015, foi ganho por Leonardo Silva, estudante de Artes Plásticas e Multimédia. O premiado foi reconhecido como o criador do melhor cartaz para a divulgação das Festas Concelhias visitadas por milhares de turistas, todos os anos.

2015 | CARTAZ DA XVIII BIENAL INTERNACIONAL DE CERVEIRA
1º PRÉMIO
O estudante Tiago Carvalho, do curso de Design Gráfico da Escola Superior Gallaecia, ganhou por unanimidade o concurso para a nova imagem da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

2015 | CONCURSO DE IDEIAS “O NOSSO MERCADO”
1º PRÉMIO
Em parceria com Município de Caminha, os estudantes da Escola Superior Gallaecia, foram desafiados a participar num concurso de ideias, que permitia requalificar o Mercado Municipal de Caminha. O concurso levou a população de Caminha a votar e premiar o grupo de estudantes, constituído por Benito Mirón, Joana Rolo, Juan Valverde, e Miguel Meijido.

2014 | CONCURSO INCUBADORA DE INDÚSTRIAS CRIATIVAS
1º PRÉMIO
No âmbito do Concurso Incubadora de Indústrias Criativas, o estudante Tiago Carvalho, do curso de Design Gráfico da Escola Superior Gallaecia, foi um dos candidatos premiados pelo concurso lançado pela Fundação Bienal de Cerveira.

2013 | CONCURSO INTERVENÇÃO EXTERIOR NO EDIFÍCIO DA ESG
1º PRÉMIO
A equipa internacional formada por Leonardo Silva (Portugal), Gabriella Sousa (Brasil) e Leonardo Cannas (Itália) obtiveram a proposta vencedora no Concurso de Intervenção no Exterior do Edifício da ESG, que se fundamentou na interpretação do livro “A mão que pensa” do arquiteto finlandês Juhani Pallasmaa.
2º E 3º PRÉMIOS

2013 | DESAFIO BLOGUE ALTO MINHO 2020
No concurso nacional para o Ensino Superior “Desafio Blogue Alto Minho 2020”, dois grupos de estudantes da Escola Superior Gallaecia obtiveram o 2º e o 3º Prémios, pelos trabalhos apresentados pelos estudantes do 1º ano dos Cursos de Artes Plásticas e Multimédia e de Design. Os Prémios foram entregues por representantes de entidades que apoiaram o concurso, designadamente a Caixa de Crédito Agrícola de Viana do Castelo, a EDP Distribuição, e a PT/Telecom. Os troféus relativos aos Prémios foram desenhados pela Escola Superior Gallaecia.

2013 | PRÉMIO RURAL CRIATIVO
1º PRÉMIO
Madalena Lima, estudante do curso de Artes Plásticas e Multimédia, ganhou o concurso Rural Criativo, com uma escultura com a técnica Land Art. A Rede Rural Criativa é uma iniciativa de nove associações de desenvolvimento local, que desenvolvem a sua Acção na Região do Norte de Portugal, com o apoio do Programa da Rede Rural Nacional, através do projeto ICCER – Indústrias Culturais e Criativas em Espaço Rural.

2013 | CONCURSO ARQUITETURA RELIGIOSA
1º PRÉMIO E MENÇÃO HONROSA
O grupo constituído por Ismael Otero, Luis Comesaña, Alba Temperan, estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, com orientação do Prof. Vítor Silva, , ganharam o concurso de Arquitetura Religiosa, um concurso arquitetónico que desafiava os participantes a projetarem “um santuário dedicado à Santíssima Eucaristia” em Balasar, localidade intimamente ligada à vida da beata Alexandrina (1904–1955). Além do 1º Prémio do Concurso, os estudantes Eva Alvarez, Laura Pena, Noelia Gonzalez e Paola Dentori, receberam uma Menção Honrosa. O prémio do concurso de arquitetura religiosa foi promovido pela cooperativa TUREL – Desenvolvimento e Promoção do Turismo Cultural e Religioso e a Arquidiocese de Braga, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da Ordem dos Arquitetos.

Diplomados da ESG Premiados

2017–2018 | Prémio Ibérico de Investigação de Arquitectura Tradicional
1º PRÉMIO
Ana Patrícia Silveiro Correia, diplomada do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da ESG, recebe Prémio Ibérico de Investigaçãode Arquitectura Tradicional pela investigação desenvolvida com a dissertação: “A Reabilitação do Edificado Habitacional no Centro Histórico de Viana do Castelo”, no âmbito da IV Edição do Prémio Ibérico.

2018 | ARCHIPRIX
MENÇÃO HONROSA
Daniel Meira, diplomado do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da ESG, é finalista e vence Menção Honrosa do Prémio ARCHIPRIX 2018, com a Dissertação de Mestrado Integrado ”Arquitetura em Taipa no Castro de S. Lourenço: Vila Chã, Esposende”.

2017 | ARCHIPRIX
FINALISTA
Ludmila Castro Fiorito, diplomada do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da ESG, é finalista do Prémio ARCHIPRIX 2017, com a Dissertação de Mestrado Integrado ”Reinterpretação de Programa Habitacional Vernáculo: Aplicação de Estratégias Sustentáveis na Galiza Meridional”.

2015–2016 | Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional
MENÇÃO HONROSA
Henrique Rodrigues, diplomado do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, recebe menção honrosa pela investigação desenvolvida na sua dissertação de mestrado “Reabilitação do Património rural”, no âmbito da III Edição do Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional.

2016 | ARCHIPRIX
FINALISTA
Pedro Vila-Pouca, diplomado do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da ESG, é finalista do Prémio ARCHIPRIX 2016, com a Dissertação de Mestrado Integrado ”Reabilitação de Edifício Escolar do séc. XIX”.

2014 | ARCHIPRIX
FINALISTA
Pamela Juarez, diplomada do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da ESG, é finalista do Prémio ARCHIPRIX 2014, com a Dissertação de Mestrado Integrado ”Renovação do Mercado de Salceda de Caselas: Intervenção em Legado Arquitetónico Recente”.

Bolsa por Mérito da DGES – Direção Geral do Ensino Superior

A bolsa de estudo por mérito do estudante, refere-se à melhor média anual de toda a instituição universitária, outorgada pela DGES, Direção geral do Ensino Superior Português. O valor anual do Prémio, é igual a cinco vezes, o valor da retribuição mínima mensal, garantida em vigor no início do ano letivo em que é atribuída. O Prémio é outorgado, no mínimo, 3 anos depois de concluída a Licenciatura ou Mestrado Integrado.

  • 2008/09 | Nerea Castro Vicente, ganhou o Prémio da DGES no valor de 2.130€.
  • 2009/10 | Nerea Castro Vicente, ganhou o Prémio da DGES no valor de 2.250€
  • 2010/11 | Vânia Marlise Loureiro Correia, ganhou o Prémio da DGES no valor de 2.425€.
  • 2011/12 | Rui Vitor Araújo Correia, ganhou o Prémio da DGES no valor de 2.425€.
  • 2012/13 | Rui Vitor Araújo Correia, ganhou o Prémio da DGES no valor de 2.425€.
  • 2013/14 | Fernando Coello Vicente, ganhou o Prémio da DGES no valor de 2.785€.
  • 2014/15 | Leonardo Santos Silva, ganhou o Prémio da DGES no valor de 2.785€.